sábado, 15 de dezembro de 2007

Encontro 01/12/2007


No último encontro de 2007, no dia 01/12/07, Valdete foi quem coordenou, então retomamos as discussões acerca do conteúdo do currículo, como coordenadora da área de Matemática da Rede de Atibaia do ano introdutório até à quarta-série do ensino fundamental, Valdete trouxe sua experiência e também as habilidades que os alunos devem adquirir nas primeiras séries do ensino fundamental e a rotina do ano introdutório.

Em seguida nos dirigimos até a cozinha da Faculdade de Educação onde o professor Dario preparou uma excelente galinhada para confraternização de final de ano do GdS.


Calendário Fevereiro de 2008

No último encontro do GdS no ano de 2007 decidimos que os primeiros encontros de 2008 seriam nas seguintes datas:

09/02/2008 - Retomada das discussões acerca do conteúdo dos currículos e planejamento para 2008

23/02/2008 - Em aberto

Ótimas férias, professores!!!
Feliz Natal e Excelente Ano Novo

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Projeto - Eliane



Projeto Realizdo pela professora Eliane Matesco Cristovao, participante do GdS, com seus alunos das 7º séries de uma Escola Estadual em Americana.

Segue relato da própria professora:

"A Professora de Português do EM montou uma semana de exposições que continham releituras de obras literárias e me incentivou a participar com algo que tivesse ligação com esse projeto. Inspirada no trabalho das amigas Gislaine (do Prapem e GdS) e Regina (do GdS), resolvi trabalhar com a criação de poesias. Levei para os alunos a "Poesia Matemática" de Millôr Fernandes e também alguns exemplares de poesias produzidos pelos alunos da Gi e da Re. Após a leitura e exploração de alguns desses exemplares, eles se reuniram em grupos de três alunos e começaram o processo de produção. O tema era livre e, sendo assim, apareceu de tudo, desde as mais simples manifestações sobre a dificuldade que alguns alunos têm com a matemática, até explicações sobre métodos de resolução de equações, entre outros. Eles não ficaram presos à linguagem da poesia. Surgiram também paródias de músicas e até um diálogo. Infelizmente, não estou com os textos aqui para enviar, pois não recolhi uma cópia deles. A cópia que fizeram foi utilizada para expor os trabalhos, que foram colados em Sólidos de Platão, construídos também por eles. A idéia de produzir os sólidos veio como uma alternativa à declamação/apresentação que os alunos não estavam dispostos a fazer e o processo de avaliação foi dividido em três critérios: 0 a 4 pontos era o valor atribuído à produção escrita, 0 a 3 pontos foram atribuídos à pesquisa realizada pelos alunos, sobre os sólidos, e 0 a 3 para o processo de contrução do sólido, o qual foi realizado a partir da pesquisa solicitada. Depois das férias, com mais tempo, pretendo escrever um pequeno relato sobre este projeto e, aí sim, acrescentar alguns exemplares das produções, contando, é claro, com a ajuda de vocês para selecioná-los. O material foi exposto também na diretoria de Ensino e hoje vou para lá desmontar.
Bom... por enquanto, curtam as fotos!!!
Grande abraço...
Li"

domingo, 2 de dezembro de 2007

Livro GdS - Publicações


  • Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática

  • Livro Publicado pelo Grupo de Sábado

    Este é um livro de histórias. Histórias de aulas de matemática, contadas por professores para professores, que ultrapassaram o nível da oralidade. Essa transposição da linguagem oral para a escrita não ocorreu apenas para documentar e compartilhar observações e reflexões feitas pelos professores. Ocorreu principalmente porque, ao longo do processo de produzirem narrativas reflexivas escritas a respeito de suas próprias práticas, seus autores perceberam-se ampliando e aprofundando descobertas, análises e conclusões. Enquanto contavam e escreviam, estudavam e planejavam, executavam e avaliavam, descobriam-se investigando suas próprias práticas e potencializando, por meio da investigação, seu processo de constituição docente. Porém, mais do que isso, constatarem que, a partir do momento em que o trabalho colaborativo, a escrita reflexiva e a postura investigativa se tornaram características intrínsecas ao Grupo de Sábado, passaram também a ocupar lugar primordial na lista de objetivos pedagógicos dos professores que o integram.