domingo, 3 de fevereiro de 2008

Documentário "Pro Dia Nascer Feliz"

Vanessa Moreira Crecci

Como estamos todos de certa forma no mesmo barco chamado Educação, resolvi compartilhar com vocês minhas percepções acerca deste imperdível documentário do diretor João Jardim: "Pro dia Nascer Feliz" que vai para um lugar que poucas vezes o cinema chegou no Brasil: a escola. Fundamentalmente, retrata os conflitos comuns vivenciados pelos jovens nesta instituição que marca significativamente a formação de centenas de milhares deles. Passando por três estados diferentes (Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo) em escolas públicas e uma particular, também retrata questões que são concernentes ao ambiente escolar como a desigualdade social e a banalização da violência.
Sem romancear, ainda, através do olhar de João Jardim é possível compreender as dificuldades diárias vivenciadas pelos educadores mal pagos e verdadeiramente cansados das instituições públicas. Desta forma, encontramos no documentário um triste "quadro áudio-visual" da escola pública brasileira que vem continuamente sendo passível do descaso do poder público no que condiz aos aspectos estruturais, administrativos e referentes aos recursos humanos.
Envoltos a tal contexto e assim perdidos, estão os alunos que vivenciam diariamente seus conflitos pessoais e a típica necessidade de aceitação no grupo social. De um lado há jovens com dificuldades em atenderem as exigências de uma escola tradicional da elite paulistana e do outro lado jovens que precisam diariamente resistir as tentações impostas pelo tráfico de drogas presente em suas comunidades. Há também jovens com infinitos saberes experiencias que batalham diariamente para chegarem a escola e não são percebidos e incentivados pelo péssimo sistema escolar.
Em um tempo em que o infeliz seriado da Rede Globo "Malhação" é o que mais se vê na televisão brasileira em referência à escola e aos alunos, "Pro Dia Nascer Feliz" é uma alternativa de olhar da Mídia para todos nós que somos diretamente ou indiretamente envolvidos com a educação. O documentário alivia pelo fato de percebermos que alguém entendeu e retratou nossas angústias, mas que também nos faz sofrer pela veracidade das situações retratadas.

2 comentários:

Eliane Matesco Cristovão disse...

Parabéns por tamanha sensibilidade e criticidade para analisar o filme!!!
Sua análise nos permite compreender muito melhor o o enredo e seus objetivos...
Gente, quem ainda não assistiu, não peca essa oportunidade!

Anônimo disse...

Realmente o documentário trata os conflitos e angústias dos jovens de maneira sensível, sem julgar. Nos levando a refletir sobre a realidade impar de cada contexto, são muitos brasis retratados por João jardim.
Parabéns, imperdivel.