sexta-feira, 25 de julho de 2008

Nota de Imprenssa

A assessoria de imprensa da Unicamp divulgou notícia sobre o II SHIAM.

Segue link referente:

http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/2008/07/25/professores-do-ensino-regular-passam-dias-de-ferias-no-2-shiam

E notícia:

Professores do ensino regular passam dias de férias no 2º Shiam

Edição das imagens:
Luís Paulo Silva
shiam240708.jpg

[25/7/2008] Professores da rede de ensino mostram que há muita gente empenhada em melhorar a qualidade de ensino no Brasil. Mas de onde viria mesmo o incentivo? Mesmo sem apoio financeiro de suas secretarias, alguns professores efetivaram suas inscrições para o II Shiam (Seminário de História e Investigações de/em aulas de Matemática) com recursos próprios. afirma a professora Dione Lucchesi de Carvalho, uma das coordenadoras do evento. “Muitas secretarias municipais reconhecem a importância de enviar seus professores para este evento, mas alguns educadores pagaram suas inscrições, dada a importância do evento”, acrescenta. O seminário se encerra neste sábado, no Centro de Convenções da Unicamp.

2shiam240708.jpg Um dos fatores que refletem a importância é a quase duplicação do número de comunicações inscritas para sua segunda edição. “Este ano, estão sendo apresentadas 116, ano passado foram 42”. O importante, na opinião de Dione, é que o Shiam nasceu do Grupo de Sábado (GDS), formado por professores da rede de ensino que, preocupados com a qualidade do ensino oferecido, decidiram se reunir aos finais de semana para discutir questões relacionadas à educação. O grupo é coordenado pelo professor Dario Fiorentini e Dione. “Não é pesquisa feita sobre ou para os professores, mas com os professores. Aqui, eles podem trazer suas reflexões na sala de aula e este material pode ser utilizado pelo Brasil todo”, reflete Dione. Além dos encontros realizados quinzenalmente, as discussões são amplamente divulgadas por e-mail, formando uma ampla rede, segundo a professora.

3shiam240708.jpg Uma das professoras do GDS, Adriana Correa de Almeida, diz que a participação em um grupo de estudos na academia só vem acrescentar elementos positivos na prática em sala de aula. “A academia é uma oportunidade de produzir material científico sendo professor do ensino”, reflete. Para ela, a pesquisa possibilita reflexões de diferentes aspectos sobre relacionamento com alunos e até na prática pedagógica. Formada em matemática pela Puc-Campinas, Adriana é um exemplo de professor incansável. Obteve o título de pedagoga e mestre pela Unicamp, orientada pela professora Dione. Em 2005, ingressou no GDS e já se prepara para a seleção do doutorado em educação. Mas, na hora de computar tantos feitos e ser valorizada... De onde vem o apoio?

2 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS a todos os organizadores do II SHIAM.

Aprendemos muito nesses 3 dias de encontro.

Foi gratificante encontrar educadores que fazem a diferença na sala de aula.

Já estou esperando o III SHIAM ...

Abraços

Maria Angela

Anônimo disse...

Em nome de todos de Bauru eu também Parabenizo os organizadores do II SHIAM, nós adoramos o evento que trouxe muitas contribuições para a nossa formação,como futuros professores.