sábado, 24 de julho de 2010

III SHIAM, de repente voltamos a sonhar...

Estou ansiosa para ler as avaliações dos participantes do III SHIAM. Mas, antes disso gostaria de compartilhar minha satisfação em ter participado da organização desse evento. Agradeço a todos os envolvidos pelos momentos de colaboração que vivemos, principalmente, desses últimos dias. Para mim, sem dúvida foram momentos de crescimento acadêmico, profissional e, sobretudo, pessoal.

O que mais me deixou feliz nessa edição é que foi um evento "de gente pra gente", como diz a professora Dione. Ouvi relatos e mais relatos de professores da escola sobre o quanto estavam satisfeitos com o evento que me emocionaram bastante! As meninas de Diadema que vieram em peso relataram que não imaginavam que o evento era tão grande e que no próximo apresentarão relatos de experiência. A profa. Angela, do Paraná, pela primeira vez apresentou trabalho em evento e está muito satisfeita. Outra professora de Minas, saiu animada para criar um grupo colaborativo no Instituto Federal em que atua depois de ouvir a fala da Eliane, dos outros convidados e de ter tido ideias com o projeto PIBID apresentado pela Maria do Carmo. Minha sogra, professora da rede municipal, participou de oficinas, assistiu comunicações, está encantada com o evento e animada com a possibilidade de desenvolver algumas atividades com seus alunos.  

As pessoas não saíram apenas com constatações a mais como saimos da maioria dos eventos, as pessoas saíram animadas para colocarem em prática ideias. Aí sim, faz toda diferença voltarmos nossa atenção aos professores. Afinal, como o professor Dario diz são eles que podem efetivamente transformar o ensino da matemática nas escolas

Sabemos o quanto a realidade esta difícil nas escolas. Sabemos que estamos a mercê de alguns gestores, esses que estão a mercê das diretorias de ensino ou das secretarias de ensino, instituições essas que estão a mercê de políticas partidárias que visam apenas o poder. Sabemos também que nosso modelo de sindicalismo está mais do que nunca falido.

Mas, para seguir em frente precisamos compartilhar nossas utopias, como fizemos no SHIAM. Afinal, seguir em frente fica mais fácil em comunidade. 

Embora já tenhamos coisas bonitas para contar, deixo um trecho de uma canção chamada "Metal Contra Nuvens", do Renato Russo:

E nossa história não estará pelo avesso
Assim, sem final feliz.
Teremos coisas bonitas pra contar.

E até lá, vamos viver
Temos muito ainda por fazer


Metal Contra as Nuvens
Legião Urbana

Abraços,Vanessa

2 comentários:

Janaína disse...

Boa tarde, Vanessa!

Realmente saímos muito satisfeitas do III SHIAM, e como você falou saímos de Campinas planejando o que apresentar no IV SHIAM, (que poderia ser até em Diadema, não é mesmo, rs?).
Nesse momento histórico percebo em minha cidade a ansiedade das professoras de Educação Infantil e do 1º Segmento de Ensino Fundamental I com relação ao que fazer quanto ao Ensino de Matemática e creio que, através dos nossos relatos e dos das professoras que estiveream conosco em Campinas, a ansiedade se transforme em boas ações que "façam a diferença" na vida dos nossos pequenos municípes.

Parabéns por essa iniciativa e por manter acesa em nós, professoras, equipe técnica e de formação da Secretaria Municipal de Educação de Diadema, a vontade de Ensinar Matemática.

Abraços,

Profª. MSc. Janaína Perez M. de Azevedo, Divisão de Formação e Acompanhamento Pedagógico- Secrataria Municipal de Educação de Diadema

Vanessa Crecci disse...

Olá Janaína,
Ficamos muito satisfeitos em saber que gostaram do evento. Diadema é um bom exemplo de incentivo ao desenvolvimento profissional dos professores, isso é muito bom! Para o próximo SHIAM, com certeza, podemos pensar em boas parcerias!
Abraços,
Vanessa