segunda-feira, 23 de abril de 2012

Uutuus popcorn!
Pipoca Novidade!
Por Lilian de Souza Vismara
Uutuus! Fiz um primeiro contato com o Joensuun normaalikoulu e outras instituições de ensino da Finlândia! Isso porque de 18 a 21 de abril ocorreu a SciFest na Arena do campus da University of Eastern Finland (UEF) no campus de Joensuu (Figura 1). Um evento com direito a pipoca e tudo!
 Figura 1: Arena do campus da UEF

A SciFest é um evento que reúne competições incríveis para grupos escolares e amadores (basta se inscrever!), além disso, a Joensuu Sociedade de Ciências organiza o Torneio Nacional RoboCupJunior. É um “evento escolar” nacional, similar às nossas feiras de ciências regionais e individuais (de cada escola). Eu classifico como um congresso mirim de aprendizagens e experiências diversificadas!
 O campeonato de robôs montados e programados (Figura 2 a. e b.) por “criancinhas” (baseado no Projeto Lego) em diversas modalidades – futebol, sumô, percurso, etc. – bem como os de debates entre as escolas (Figura 3) com aparatos televisivos – câmeras, equipamento de som, telão, mediador, plateia – versando sobre política, meio-ambiente entre outros temas – foram muito emocionantes!
a.
 b.
Figurara 2: a. Criança montando um robô no estande para esta finalidade. b. Robô programado uma dupla de meninos de aproximadamente 10 anos, o qual possui dois sensores na parte inferior para não sair do tablado de sumô para robôs.

Figura 3: Debate – anúncio da escola vencedora de um debate!

Já no espaço reservado para “oficinas” de Matemática e Física (Figura 4 a., b., c. e d.) o que mais surpreendeu foi que as crianças e jovens ficam "brincando" o tempo inteiro! E, diferente do que ocorre na maioria dos outros estandes, o público ao visitar esse espaço dá mais atenção ao concreto e palpável do fazer matemática, do que à tecnologia.
 a. 
 b.
  c.

                                              d.                                        
 Figura 4: Fysiikan ja matematiikan laitos – Departamento de Física e Matemática

              Tentei fotografar e gravar o máximo de coisas que minhas pilhas permitiram... Pena que os pequenos compreendem um pouco o inglês, mas ainda não falam... E os maiores falam, mas ficam extremamente envergonhados (por não ser a língua materna?) e para gravá-los ou fotografá-los tem que ser disfarçadamente, de outra forma eles ficam muito constrangidos (por eu ser estrangeiras?).
Como esse texto trata-se de uma “popcorn” termino essa “uutuus” por aqui!!
Abraços!!!      ;D

Nenhum comentário: