Biblioteca da University of Eastern Finland
Acreditem: fui eu que tirei essa fotografia!!
Será que devo trocar de profissão?
Enquete:
( ) Professora( ) Pipoqueira( ) Fotógrafa( ) N.d.a.
Nopea popcorn!
Pipoca rápida!
Por Lilian de Souza Vismara
Prezados amigos do GdS, ainda não consegui fazer contato com professores de Matemática, mas...
Parece-me que a escola com maior facilidade de acesso para nossas possíveis investigações é a Joensuun normaalikoulu: uma escola regular que oferece primário e secundário geral aos seus alunos. A escola inclui tanto uma escola abrangente (faixa etária 7-15) e do ensino secundário superior (grupo etário 16-18); também tem responsabilidades especiais relativas à formação de professores fornecida pela University Teacher Training School em Joensuu, financiada pelo Estado e administrada pela Faculdade de Educação da University of Finland. As responsabilidades de programas experimentais são realizadas em colaboração entre a Faculdade de Educação e o Conselho Nacional de Educação e pode exigir a aprovação do Ministério da Educação.
Joensuun normaalikoulu também coopera com outras escolas de formação de professores universitários na Finlândia; mais ainda: é uma “UNESCO-escola”. Além disso, toda a escola está situada na área do campus da Universidade de Joensuu oferecendo todos os serviços da universidade, incluindo a biblioteca e atividades desportivas.
Nossos estudos no GdS também apontam para este "ingrediente" fundamental para uma "receita educacional" de sucesso: reforçar a ligação entre ensino e pesquisa e de integrar a teoria e a prática do ensino, não é mesmo?
Ah, já estava esquecendo... Outro dia, enquanto “pipocava” pelo campus, me deparei com um professor e seu grupo de crianças próximas à biblioteca. Aparentemente, estavam aguardando o sinaleiro de pedestre indicar verde para atravessarem a rua. Não havendo carros nas proximidades, um estudante adulto e desatento atravessou a rua e as criancinhas o seguiram... Penso que o professor chamou-os de volta (pois falava em finlandês) e TODOS, incluindo o adulto, voltaram imediatamente: o sinaleiro estava vermelho!
A partir dessa simples observação compreendi um pouco sobre o fato de “uma parte considerável do trabalho dos professores em Joensuun normaalikoulu é ser um ‘educador-professor’”.
;D