segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Nopea popcorn!


Biblioteca da University of Eastern Finland
Acreditem: fui eu que tirei essa fotografia!!
Será que devo trocar de profissão?
Enquete:
( ) Professora
( ) Pipoqueira
( ) Fotógrafa
( ) N.d.a.

Nopea popcorn!
Pipoca rápida!
Por Lilian de Souza Vismara

Prezados amigos do GdS, ainda não consegui fazer contato com professores de Matemática, mas...

Parece-me que a escola com maior facilidade de acesso para nossas possíveis investigações é a Joensuun normaalikoulu: uma escola regular que oferece primário e secundário geral aos seus alunos. A escola inclui tanto uma escola abrangente (faixa etária 7-15) e do ensino secundário superior (grupo etário 16-18); também tem responsabilidades especiais relativas à formação de professores fornecida pela University Teacher Training School em Joensuu, financiada pelo Estado e administrada pela Faculdade de Educação da University of Finland. As responsabilidades de programas experimentais são realizadas em colaboração entre a Faculdade de Educação e o Conselho Nacional de Educação e pode exigir a aprovação do Ministério da Educação.
Joensuun normaalikoulu também coopera com outras escolas de formação de professores universitários na Finlândia; mais ainda: é uma “UNESCO-escola”. Além disso, toda a escola está situada na área do campus da Universidade de Joensuu oferecendo todos os serviços da universidade, incluindo a biblioteca e atividades desportivas.

Nossos estudos no GdS também apontam para este "ingrediente" fundamental para uma "receita educacional" de sucesso: reforçar a ligação entre ensino e pesquisa e de integrar a teoria e a prática do ensino, não é mesmo?

Ah, já estava esquecendo... Outro dia, enquanto “pipocava” pelo campus, me deparei com um professor e seu grupo de crianças próximas à biblioteca. Aparentemente, estavam aguardando o sinaleiro de pedestre indicar verde para atravessarem a rua. Não havendo carros nas proximidades, um estudante adulto e desatento atravessou a rua e as criancinhas o seguiram... Penso que o professor chamou-os de volta (pois falava em finlandês) e TODOS, incluindo o adulto, voltaram imediatamente: o sinaleiro estava vermelho!

A partir dessa simples observação compreendi um pouco sobre o fato de “uma parte considerável do trabalho dos professores em Joensuun normaalikoulu é ser um ‘educador-professor’”.

;D

5 comentários:

Eliane Matesco Cristovão disse...

Linda foto professora-pipoqueira-fotágrafa!
Pelo jeito, a temperatura começpou a te deixar sair... quanta coisa vc já descobriu!
Saudades de vc!
Bjs

Anônimo disse...

Oi Lilian, é claro que poderemos conversar via skape, muito sucesso para você e toda sua família. Sempre que precisar estaremos aqui e cabe a vc compartilar conosco sua aprendizagem. Tire proveito de tudo...

Bjs no coração

Salgado

Anônimo disse...

Oi Lilian, é claro que poderemos conversar via skape, muito sucesso para você e toda sua família. Sempre que precisar estaremos aqui e cabe a vc compartilar conosco sua aprendizagem. Tire proveito de tudo...

Bjs no coração

Salgado

yanmaneee disse...

christian louboutin shoes
calvin klein underwear
nfl store
timberland
michael kors outlet online
adidas gazelle
yeezy boost 350
golden goose
adidas stan smith
jordan 11

Anônimo disse...

golden goose
jordan 13
off white t shirt