sábado, 17 de março de 2012

Encontro 17/03/2012

 Esse mês, o Grupo de Sábado (GdS) retomou suas atividades. Hoje, tivemos nosso segundo encontro. No primeiro momento, a participante Márcia - professora de matemática e coordenadora de uma escola em Jaraguá - apresentou apontamentos sobre resolução de problemas. Márcia iniciou sua fala historicizando a temática. Para, em seguida, apresentar uma proposta desenvolvida por participantes do grupo de estudo e pesquisa de resolução de problemas, da Unesp, de Rio Claro. Discutimos as contribuições do grupo citado a temática, de Pólya e de outros autores. Também discutimos alguns outros aspectos, como as atividades investigativas e a perspectiva presenta nos PCN's acerca do tema. Ao final de sua apresentação, Márcia realizou um relato emocionante. Ela nos contou sobre uma história que ouvia de seu pai sobre o que é ser sábio. Segundo a professora, a partir dessa história aprendeu que sábio é aquele que pergunta e é com essa história que inicia suas aulas, a fim de que seus alunos tenham liberdade para questionar.  

 

No segundo momento do encontro, a participante Helô - pedagoga e coordenadora de uma escola em Campinas - dando prosseguimento as discussões acerca de resolução de problemas, apresentou e nos envolveu em atividades desenvolvidas na educação infantil. Inspirada em sua prática e em leituras prévias, Helô abordou diferentes aspectos e possibilidades de um modo de ensinar e aprender matemática através do que chamou de resolução de problemas. Envolvendo diferentes sentidos, interpretações e a iniciação a aspectos de conteúdos matemáticos, as atividades desenvolvidas pela equipe de sua escola, envolveram a todos no encontro como se pode conferir nas imagens abaixo.


 
Em uma síntese menos informativa e mais perceptiva da manhã de hoje, fica-me a sensação de que textos e teorias não falam sozinhos no contexto da prática docente. Fica-me a sensação de que o sentido está no acontecimento. E os sentidos do ato de hoje foram, no mínimo, felizes e instigadores!!!





 Um grande abraço, Vanessa 17/03/2012 



2 comentários:

M@temáticAÇÃO disse...

Vanessa!!!

Como você diz coisas que não consigo escrever mas que refletem exatamente o que sinto/penso?!!
Adorei quando escreve:
"Em uma síntese menos informativa e mais perceptiva da manhã de hoje, fica-me a sensação de que textos e teorias não falam sozinhos no contexto da prática docente. Fica-me a sensação de que o sentido está no acontecimento."

Muito obrigada por me fazer compreender melhor a mim mesma!

Beijão, Lilian SP.

Vanessa Crecci disse...

Lílian,
Fico muito feliz com seu comentário.
Esses dias, em razão de uma reforma, fui forçada a arrumar alguns papeis... Deparei-me com o primeiro texto que escrevi para apresentar em um congresso, em São José dos Campos. Foi então que observei como a minha escrita, mesmo com a boa formação nas humanidades, era bem mais complicada. Esse texto, que escrevi para o congresso, surgiu a partir da minha experiência como bolsista no Grupo de Sábado e por ocasião da realização de uma disciplina chamada "atividades livres" em que escolhemos um professor para realizar algum estudo. O professor Dario era o responsável. Nesse momento, eu sorri e fui muito grata ao prof. Dario pela parceria colaborativa. Por trás dessa escrita mais sensível, há muita coisa errada escrita antes que foi corrigida pelo meu orientador e por colegas rsrsr, há muito leitura e até terapia para aprender que se pode errar, para aprender que nem sempre acertamos... Bjão!!!