sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Jäädytetty popcorn


Jäädytetty popcorn
Pipoca congelada
Por Lilian de Souza Vismara

Essa é minha primeira pipoca de 2012, por isso, inicio-a assim: terveisiä!
Agora, devo confessar-me: realmente sou “inquieta”, talvez extremamente “inquieta”. Foi assim, que um amigo coordenador de escola, me definiu... A priori, fiquei ensimesmada e cheguei a discordar... Mas, aliás, a tendência natural dos corpos não é a manutenção de seu estado de repouso ou de seu estado de movimento retilíneo uniforme, promovendo aos corpos uma propriedade denominada inércia?
Pois bem, já que adoro uma pipoca – seja salgada, doce ou até mesmo congelada! – passo agora a me definir como uma pipoqueira: quanto mais barulho e movimento dentro da panela, melhor! Por quê? Explico:
1. Sou professora e gosto “disso”!
2. Em 2011 tinha quatro empregos, além da tentativa de ser boa esposa, filha, irmã e amiga... Nota: agora só me restou um... Muito obrigada, Eliane e Silvia (FAAL), por mais esse voto de confiança!
3. Procurei por concursos e encontrei um que pude me inscrever na UTFPR, Campus Dois Vizinhos, Paraná. Resultado: fui aprovada!
4. Participei como aluna ouvinte das disciplinas: (i) Modelos Lineares, (ii) Desenvolvimento de Conteúdo Educacional Baseado na TV Digital Interativa e (iii) Seminários IV - Pesquisa, Comunidades de Investigação e Prática Pedagógica, para me “encontrar” enquanto professora-pesquisadora. Resultado: encontrei-me! Muito obrigada, Dario, Dione e amigos do GdS!
5. Participei dos processos seletivos dos programas de pós-graduação PECIM e FE-Unicamp, os quais me propiciaram uma grande oportunidade de aprendizagem tanto no processo de escrita do projeto como nas etapas inerentes aos programas.
6. Passei o ano me programando para saltar de paraquedas nas férias… Resultado: fracassei!
Como “fracassei” no item 6., pois minha mãe e esposo ficaram preocupados e quando tive oportunidade – por ambos não estarem presentes – faltou $$, vim visitar o Papai Noel... É isso mesmo! Cruzei as linhas imaginárias da terra: linha do Equador, Trópico de Câncer, chegando próximo ao Círculo Polar Ártico! Mais que isso: atravessei o Oceano Atlântico e, “graças a Deus”, não foi preciso usar o tal paraquedas nessa empreitada!
O motivo dessa aventura?
Meu maridão também é pipoqueiro (e engenheiro florestal)! Sua pesquisa de doutorado é relacionada à modelagem florestal, mais especificamente, calibração de modelos florestais para a quantificação de madeira e carbono. Ele veio fazer parte dessa pesquisa aqui na Finlândia. Eu mais que depressa ocupei um lugarzinho na bagagem dele! ;)
Suomessa?
É, acreditem: apesar do clima “tenso” a Finlândia é o país europeu com a maior porcentagem de seu território com floresta e é a maior produtora de madeira do mundo.
E o que EU vim fazer aqui?
Bom, não é novidade que o sistema educacional finlandês é um sucesso... Daí, vim tentar “pipocar” por aqui!
Enfim, termino essa "jäädytetty popcorn" fazendo um pedido ao GdS: será que poderia acompanhar os encontros via Skype ou outra ferramenta da internet? Eu adoraria!! Posso?
Suukkoja!

4 comentários:

Vanessa Crecci disse...

Finlândia??? Ualll... Será que não podemos marcar um encontro via Skype com algum professor de matemática daí???? Será que vc nos consegue algum para falar de sua prática docente???? Adorei a pipoca, a novidade, tudo... Bjs, Vanessa

Eliane Matesco Cristovão disse...

Oi Lilian...
Pelo visto, conseguiu descansar da viagem e já está toda, toda, ou melhor, pipocando...rsrsrs
Quanto ao seu emprego, fique tranquila,formamos outra turma de matemática na FAAL. Já temos 22 alunos novos!!!
Adorei a ideia da Vanessa, vai ser muito legal conversar com algum professor da Finlândia no GdS.
Continue postando suas pipocas e mandando fotos dessa aventura pra gente, ok?
Gramde beijo
Li

Mercaluz disse...

Lilian essa pipoca gelada me fez sentir melhor, o calor de Campinas estava quase a 40 graus no momento da leitura e sem ventilador senti que a minha temperatura corporal baixo, com sua foto e sua adrenalina. Envie fotos para o grupo e desejamos vê-la por aqui. Bjs Mercaluz

Rodrigo Lopes de Oliveira disse...

Oi Lilian.
Quanta coisa legal, heim?
Também acho que a ideia da Vanessa muito interessante.
Um grande abraço,
Rodrigo L.O.